Intestino e a saúde do cérebro
- Nádia Andreotti
- 21 de mai. de 2019
- 1 min de leitura

Intestino e a saúde do cérebro
Como é incrível quanto nosso intestino é importante para nossa saúde; cada vez mais aparecem estudos que nos mostram isso.
O intestino tem mais neurônios que a medula espinhal.
– cerca de 100 milhões – perdendo apenas para o cérebro.
O intestino produz muito mais serotonina que o cérebro. Exatamente, 95% da serotonina é produzida e armazenada no intestino.
Você sabe para o que serve a SEROTONINA?
Ela é um neurotransmissor – substância química fabricada pelos neurônios e que possui papel vital na transmissão e processamento das informações e estímulos sensoriais através dos neurônios.
O equilíbrio da serotonina em nosso organismo determina nossos sentimentos, pensamentos e ações, como: ficar alegre, triste, apavorada, engraçada, neutra, relaxada...
Além da serotonina, o intestino produz e utiliza mais de 30 neurotransmissores – substâncias envolvidas na transmissão e processamento das informações pelos neurônios, tanto do intestino quanto do cérebro. Todos esses neurônios e neurotransmissores são necessários para a complexa função que é a passagem dos alimentos pelo intestino – a chamada digestão. Um assunto amplo e complexo, tratado no próximo artigo.
Até breve!























Comentários