top of page

COMER para tratar a depressão?

  • Nádia Andreotti
  • 18 de jan. de 2018
  • 2 min de leitura

COMER para tratar a depressão?

Sentir- se deprimido de vez em quando é uma reação natural a situações difíceis que podem ocorrer em nosso dia a dia, não é mesmo? Mas quando esse sentimento torna-se rotineiro, é preciso tomar providências para que isso não atrapalhe sua vida.

Quando estamos deprimidos, temos a tendência de optar por alimentos nada saudáveis, como doces, alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, que só pioram os sintomas.


Na maioria das vezes, uma alimentação adequada já ajuda muito a corrigir esse quadro. Alimentar-se inadequadamente traz deficiências nutricionais que contribuem para que você se sinta deprimido; por isso é muito importante manter uma alimentação balanceada.

É claro que existem casos de depressão mais severa, que exigem uma investigação para determinar sua causa e que podem requerer cuidados médicos e/ou psicológicos. Mas esses compõem a minoria.


O ponto de vista que defendo é que a maior parte do que comumente chamamos de depressão pode ser tratada com uma alimentação mais saudável, que permite desfrutar de benefícios imediatos. Aqui estão algumas dicas, para fazer isso:


1. Consuma alimentos que contenham vitaminas do complexo B, pois elas são fundamentais para o funcionamento correto do sistema nervoso e para produção de neurotransmissores. Exemplo de alimentos: frango, abacate, banana, cereais integrais, folhas verdes escuras, ovos , fígado, feijão, lentilha, laranja, entre outros.


2. Consuma proteínas, pois contêm aminoácidos essenciais (aqueles que nosso organismo não produz). O triptofano é um deles, que é responsável pela produção da serotonina, um neurotransmissor importante para o controle do humor, do sono e da regulação do apetite


3. Dê preferência a alimentos que são fontes de ômega 3 como peixes e linhaça; o ômega 3 colabora para uma maior produção de serotonina, além de formações de conexões cerebrais e recepção de neurotransmissores.


4. Procure os alimentos integrais, pois também concentram uma interessante quantidade de vitamina do complexo B e de triptofano, além de fibras que diminuem a quantidade de açúcar no sangue, o que é essencial para quem tem diabetes e para o controle da saciedade.


5. Não deixe de tomar sol, a deficiência da vitamina D provoca crises de depressão. Você também deve consumir alimentos que são fontes dessa vitamina, como: ovos, sardinha, salmão, leite, queijos, cogumelos. Mas não abra mão do sol! Bastam 15 minutos pela manhã e 15 à tarde.


6. Não abuse de bebidas alcoólicas e cafeína, pois elas estimulam a liberação de insulina, que reduz o açúcar no sangue, baixando assim sua energia. Lembrando que não é só o café que contém cafeína: bebidas energéticas, chocolate e os chás mate, preto e verde, também contêm essa substância. Seu uso, portanto, deve ser moderado.


Então, responda: você tinha ideia de que comendo pode combater ou evitar a depressão? Tenho trabalhado esse aspecto com meus pacientes e os resultados têm sido muito bons, surpreendendo quem antes achava que só com remédios se combate esse mal.


Nádia Andreotti

Nutricionista

 
 
 

Comentários


Veja também
Siga-me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page