“Alecrim, alecrim dourado que nasceu no campo...”
- Nádia Andreotti
- 18 de jan. de 2018
- 2 min de leitura

Alecrim: uma erva, vários usos
“Alecrim, alecrim dourado que nasceu no campo...”
Se tudo o que você sabe sobre essa erva é cantar essa musiquinha e salpicá-lo sobre batatas rústicas, leia este artigo!
Muito conhecido na culinária, o alecrim também tem sido empregado como remédio natural para uma variedade de doenças ao longo dos séculos, além de gozar de uma longa tradição como estimulante.
Estudos demostram que basta aspirar essa erva para ficar mais alerta e obter melhora na memória. É fonte de minerais e antioxidantes que promovem a saúde e atuam, em particular, no cérebro, fígado e sistema imunológico.
O alecrim é usado para ajudar a tratar problemas digestivos como dor de estômago, constipação intestinal e indigestão. Entretanto, a constipação intestinal, que é popularmente conhecida como prisão de ventre ou intestino preso, requer mudanças de hábitos alimentares, como a ingestão de fibras e água, principalmente.
Uma forma prática, saborosa e eficaz de lidar com esse problema é consumir certos sucos, que funcionam como laxantes naturais.
Para conhecer receitas de sucos laxantes que realmente funcionam, clique aqui.
Alecrim é rico em vitaminas A, B6, B2 e C, também contém minerais como ferro, magnésio, fósforo, zinco, cálcio e outros antioxidantes.
Seu teor em ácido fólico e vitaminas do complexo B mantém o sistema nervoso e o metabolismo saudável, estabilizando o açúcar no sangue e estimulando mais energia. Também ajuda a prevenir doenças transmitidas por alimentos, devido suas propriedades bactericidas.
O ácido carnósico presente no alecrim é um potente antioxidante que protege as células e os tecidos cerebrais e ainda melhora a memória. Tem propriedades neuro-protetoras que ajudam a proteger contra a doença de Alzheimer, bem como a perda de memória que acontece com o envelhecimento.
Seus agentes anti-inflamatórios, como ácido rosmarínico, aliviam dores de cabeça e dores musculares. Seu óleo essencial também pode ser aplicado para tratamento natural de artrite e outras dores nos músculos e articulações.
Viu? Agora seu repertório sobre o alecrim já está mais bacana!
Nádia Andreotti
Nutricionista























Comentários