Surpreenda-se com o chucrute!
- Nádia Andreotti
- 6 de mai. de 2019
- 4 min de leitura

Você gosta de chucrute? Esse prato que é o acompanhamento ideal para várias receitas da culinária alemã traz muitos benefícios, além do sabor. Neste artigo, vou lhe mostrar alguns. Você provavelmente irá surpreender-se! Talvez você se anime até a preparar o seu e para isso, tenho uma receita bacana também.
O chucrute é particularmente nutritivo porque é fermentado: micro-organismos presentes no repolho e no ar, digerem seus seus açúcares naturais e os convertem em dióxido de carbono e ácidos orgânicos. Essas condições naturais produzem o crescimento de probióticos benéficos, que também são encontrados em produtos como iogurte e kefir.
Os benéficos probióticos
Os probióticos são bactérias que proporcionam poderosos benefícios para a saúde, auxiliando o corpo a absorver os nutrientes mais facilmente. Eles também ajudam a tornar os alimentos mais digeríveis, o que aumenta a capacidade do intestino de absorver as vitaminas e minerais que contém.
Os probióticos encontrados no chucrute podem ajudar a melhorar o equilíbrio bacteriano em seu intestino após uso de antibióticos, ajudando a reduzir ou prevenir a diarreia provocada por eles. Pesquisas também mostram que ajudam a reduzir gazes, inchaço, constipação, diarreia e sintomas associados à doença de Crohn e colite ulcerativa.
A maioria dos alimentos ricos em probióticos e suplementos contém de 5 a 10 bilhões de unidades formadoras de colônias (UFC) por porção. Em comparação, 1 copo (237 ml) de chucrute contém cerca de 3 bilhões de CFUs .
Como a maioria dos outros alimentos fermentados, chucrute também contém uma variedade de enzimas, que ajudam a quebrar os nutrientes em moléculas menores, mais facilmente digeríveis.
No entanto, ao contrário do repolho cru, chucrute pode ser rico em sódio. Tenha isso em mente, se você tem hipertensão.
Sistema imunológico reforçado
Chucrute também é rico em vitamina C e ferro, que contribuem para um sistema imunológico saudável. Mas não é só isso.
Como já mencionei, os probióticos ajudam a melhorar o equilíbrio das bactérias em seu intestino, que o mantém saudável. Acontece que tais bactérias podem ter uma forte influência sobre seu sistema imunológico. Manter a flora intestinal saudável ajuda a prevenir o crescimento de bactérias nocivas e pode até mesmo aumentar a produção de anticorpos naturais.
Além disso, consumir regularmente alimentos ricos em probióticos como o chucrute pode reduzir o risco de desenvolver infecções como o resfriado comum e infecções do trato urinário.
Se você fica doente regularmente, passar a usufruir de tais alimentos pode ser uma boa ideia, pois pode ajudá-lo a recuperar-se mais rápido, além de reduzir em 33% as chances de você precisar de antibióticos.
E até emagrece!
Consumir chucrute regularmente pode auxilia–lo a perder peso e mantê-lo em forma .
Em parte, porque o chucrute, como a maioria dos vegetais, é baixo em calorias e rico em fibras. Dietas ricas em fibras mantêm você saciado por mais tempo, o que pode ajudá-lo naturalmente a reduzir o número de calorias que você consome durante o dia.
O alto teor de probiótico de chucrute também pode contribuir para uma cintura mais fina!

As razões exatas ainda não são totalmente compreendidas, mas os cientistas acreditam que os probióticos podem ter a capacidade de reduzir a quantidade de gordura que seu corpo absorve de sua dieta.
Um estudo recente ainda relata que participantes que consumiram probióticos eliminaram cerca de 50% da gordura corporal, do que participantes que consumiram um placebo. Isso sugere que uma dieta rica em probióticos pode até mesmo ajudar a prevenir ganho de peso.
No entanto, esses resultados não são universais. Além disso, existem vários tipos de probióticos, que podem ter efeitos diferentes. Assim, mais pesquisas são necessárias para determinar a eficácia desses probióticos.
Bom para o cérebro e o coração
O chucrute também pode manter a saúde do cérebro, aumentando a absorção pelo intestino de minerais que regulam o humor, incluindo magnésio e zinco.
Alguns pesquisadores alertam que os compostos do chucrute podem interagir com os inibidores da monoamina oxidase (IMAOs), um tipo de medicação prescrita para o tratamento da depressão, distúrbios de ansiedade e doença de Parkinson. Indivíduos tomando estes medicamentos devem verificar com seu médico antes de adicionar chucrute para sua dieta.
O chucrute pode contribuir para um coração mais saudável. Isso porque contém uma boa quantidade de fibra e probióticos, que auxiliam a reduzir os níveis de colesterol .
Além disso, o chucrute é uma das raras fontes de verduras que contém menaquinona, mais comumente conhecida como vitamina K2.
Acredita-se que a vitamina K2 ajuda a reduzir doenças cardíacas, impedindo que os depósitos de cálcio se acumulem nas artérias. Além de contribuir para ossos mais fortes.
Em um estudo, a ingestão regular de alimentos ricos em vitamina K2 foi associada a um risco 57% menor de morrer de doença cardíaca durante o período de estudo de 7-10 anos .
Em outro, mulheres reduziram o risco de doença cardíaca em 9% por cada 10 mcg de vitamina K2 consumida por dia.
Para referência, 1 copo (237 ml) de chucrute contém cerca de 6,6 mcg de vitamina K2.
E então, o que acha agora do chucrute? Traz muitos benefícios para a saúde, não é? Só não se empolgue com as carnes gordurosas que normalmente acompanham os tradicionais pratos alemães! :)
Se for comprar pronto, cuide para que haja apenas repolho e sal, em sua composição. Mas, por que não fazer seu próprio chucrute e garantir ao máximo seus benefícios?
É bem fácil, confira aqui a receita que utilizo.
Nádia Andreotti
Nutricionista























Comentários